quinta-feira, outubro 19, 2006

OS HUMILHADOS

OS HUMILHADOS

(Sobre uma pintura de Rogério Ribeiro)



Os humilhados
vêm do centro de uma dor insuportável.

Pedem que o pintor lhes dê um rosto
um perfil de estátua grega
ou apenas que transforme as rugas ancestrais
em bandeiras
ou lençóis
de uma noite de noivado.

Os humilhados
trazem nos dedos
memórias de todos os ofícios.

Sabem a que cheira o jornal acabado de imprimir.
Dobram ferro.
Apanham azeitonas.
Arrancam constelações
do seio quente da terra.

Os humilhados
vêm dos becos mais fundos dos bairros cinzentos.

Atravessam as ruas da pintura
ou melhor
da liberdade.

Pedem a bênção da cor.

Querem ser belos.
Deuses.
Querem ser um furacão.

Dizem: nós somos o furacão.
Tocamos o metal e fazemos uma flauta.
O nosso cântico ressoa na penumbra
mesmo quando a pátria nos esquece.

Dizem: nós somos os danados da terra.
Trazemos o corpo inclinado ao desenho breve
e comovido
das papoilas.


DE "Marinheiro de outras luas", a publicar

27 Comments:

At 9:20 da manhã, Blogger Licínia Quitério said...

E que o livro seja publicado. Depressa!

Tem um óptimo dia.

 
At 11:52 da manhã, Blogger Paula Raposo said...

Sem palavras! Lindíssimo! Continuo à espera que tenhas tempo para me aturar...mas espero sentada! Beijos.

 
At 11:11 da tarde, Blogger Maria said...

Lindo poema, mais um.
Fico a aguardar o livro

 
At 3:51 da tarde, Blogger batista filho said...

os humilhados da terra
não podem usar
as muitas penas
que lhes nascem ou
que lhes são impingidas
para voar
... a não ser
quando sonham
sonho de águia
ou sonho de flor... despetalada pelo vento

 
At 7:18 da tarde, Blogger Sandra Cardoso said...

Também este canto ressoa para nos libertar da penumbra.

 
At 3:17 da tarde, Blogger luis said...

Uma agradável surpresa, encontrar um "velho" combatente das palavras e dos cravos, neste "novo" mundo dos blogs!

 
At 1:13 da tarde, Blogger Papoila_Rubra said...

Se te sentes solidário, junta o teu abraço AQUI :

http://1kualker.blogspot.com/2006/11/se-te-sentes-solidrioa-junta-aqui-o.html

 
At 1:25 da manhã, Blogger GR said...

Um belíssimo poema, ilustrando a arte de RR.
Espero que o livro seja publicado antes do Natal.
Será?

GR

 
At 6:41 da tarde, Blogger Alves Bento Belisário said...

Para quando um tempo onde não mais o sangrento silêncio dos humilhados?
Não deixes de cantar o sonho das manhãs de abril.
Continua Zé. Bem hajas.

Abraço

 
At 10:01 da manhã, Blogger maat said...

Belíssimo.
Voltarei.


maria azenha

 
At 2:30 da tarde, Blogger Menina_marota said...

Vim deixar um abraço e desejar um feliz e sereno Natal.
Boas Festas
;)

 
At 12:26 da manhã, Blogger Cris said...

Um dia um editor resolveu publicar uns poemas meus numa revista on-line e eu senti-me feliz e, porque n dizê-lo, orgulhosa. Agora, o que n imagina foi o qt me orgulhei, quando ao abrir o dito site da editora, para admirar as minhas primeiras palavritas impressas a público por iniciativa de alguém, que n eu própria, me deparei com a surpresa de o ter ao meu lado, na mesma revista...
Embora consciente da minha pequenez, n pude deixar de sorrir de contentamento!

O meu sorriso...
Cristina Fidalgo

 
At 9:04 da manhã, Blogger Paula Raposo said...

Quatro meses depois deste teu post cá estou a desejar-te que passes um dia óptimo neste teu aniversário. Beijos.

 
At 5:49 da tarde, Blogger Jorge said...

O Zé é um grande Poeta, e mais: é um grande Homem!
A sua poesia e a sua vida misturam-se, e para mim são uma fonte inesgotável de inspiração e emoção.

Obrigado pelo exemplo.

 
At 5:17 da manhã, Blogger Maria said...

Foi bom passar por aqui, mais uma vez.

 
At 4:45 da tarde, Blogger Papoila_Rubra said...

Caros amigos,

"José Afonso", figura ímpar da cultura portuguesa, que trilhou, desde sempre, um percurso de coerência na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo salazarista e pela liberdade e democracia, é tema de um selo que está em 5º lugar. Precisamos do voto de todos para que se faça um selo em sua memória e em louvor à Liberdade.
Num período de exaltação de valores salazaristas, devemos contrapor com os nossos defensores de Abril!

“Venham mais cinco!!
Traz um amigo também!”


VOTA
[aqui]

Abril, SEMPRE!!

Davide da Costa

 
At 2:33 da tarde, Blogger João Filipe Ferreira said...

pela beleza das palavras, recomendo-lhe www.luso-poemas.net
abraço:)

 
At 10:51 da manhã, Blogger Menina_marota said...

Olá...

Foi um prazer ouvi-lo em Espinho no lançamento do livro de Fernando Tordo!

Para quando uma verdadeira Noite de Poesia em Espinho?

Um abraço carinhoso ;))

 
At 7:18 da tarde, Blogger triliti star said...

olá Zé Fanha.

andámos,há já anos, pela Quadrante,
foi com satisfação que descobri hoje o teu blog.

mas o post é antigo, que se passa?

abraço.

14 junho 2oo7

 
At 2:03 da tarde, Blogger Licínia Quitério said...

As palavras pararam neste tempo. Todavia, vivas.

 
At 3:27 da tarde, Blogger Santiago Santos said...

Meu caro professor.Finalmente o encontro.Desde os tempos de faculdade que tento falar consigo e hoje finalmente.
Relembro ao longo destes anos as aulas de escrita criativa consigo na ESCS. Todos estes anos recordo ainda as sessões de leitura de diferentes poetas...gravei tudo na minha cassete mental.
Pela primeira vez tive alguém a falar comigo de surrealismo e a abrir as portas a esse mundo.
O professor foi o responsável. O professor foi o responsável por muita das minhas futuras leituras. Depois, continuei a crescer. Esta é a minha forma de te agradecer, José Fanha.
Obrigado.

Abraço forte
www.cadillac-obsceno.blogspot.com

 
At 12:18 da manhã, Blogger gnleitao said...

Oi fanha, grande abraço.
Pus um clip dos monty pytons em tua homenagem.

http://tudoemaisalgumascoisas.blogspot.com/
(com o paulo cardoso)

Gonçalo Leitão

 
At 5:27 da tarde, Blogger anareis said...

Estou fazendo uma campanha de doações para o meu projeto de criar uma minibiblioteca comunitaria e outras atividades para crianças e adolesçentes da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de pessoas de bom coração,donativos de 5,00 a 20,00.Doações nio Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

 
At 5:28 da tarde, Blogger anareis said...

Estou fazendo uma campanha de doações para o meu projeto de criar uma minibiblioteca comunitaria e outras atividades para crianças e adolesçentes da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de pessoas de bom coração,donativos de 5,00 a 20,00.Doações nio Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

 
At 5:28 da tarde, Blogger anareis said...

Estou fazendo uma campanha de doações para o meu projeto de criar uma minibiblioteca comunitaria e outras atividades para crianças e adolesçentes da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de pessoas de bom coração,donativos de 5,00 a 20,00.Doações nio Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

 
At 7:08 da tarde, Blogger ManuelNeves said...

Viva!

É com grande alegria que o encontro neste mundo cibernético.
Bem haja, pelas palavras e tudo o mais.
Até breve.
Um Abraço

 
At 7:08 da tarde, Blogger ManuelNeves said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Enviar um comentário

<< Home